O que fazer em Aracaju, a capital sergipana

Last Updated: 07/09/2024Por

Você sabia que Sergipe é o menor estado brasileiro? Por conta disso, talvez, esse seja um destino ainda pouco explorado pelos viajantes. Mas engana-se quem pensa que não há o que fazer em Aracaju e nos destinos nos arredores. A capital, com sua atmosfera tranquila, parece uma cidade do interior que foi transportada para o litoral. Bastante arborizada e integrada à natureza, o lugar é ideal para curtir dias tranquilos de férias.

E para te ajudar a aproveitar ao máximo sua estadia em Aracaju, preparamos um guia com alguns dos principais atrativos da cidade e arredores:

Praias urbanaso que fazer em Aracaju

Atalaia e Aruana são as praias mais famosas de Aracaju. Diferente de outras capitais nordestinas, há uma grande área verde entre a orla e a praia de fato, portanto você não terá vista-mar ao passear por lá. Mas, ao adentrar à praia, há também diversas opções de barracas de praia dispostas na extensa – e comprida – faixa de areia. Curiosidade: as caipirinhas são quase sempre feitas de Pitu e têm preços bastante convidativos!

Passarela do Caranguejo

Localizada na Orla de Atalaia, a Passarela do Caranguejo é um dos pontos turísticos mais famosos de Aracaju. Com diversos bares e restaurantes especializados em caranguejo, o local é ideal para quem quer experimentar a culinária local, seja para um almoço rápido ou para curtir o cair da noite. Alguns dos lugares que valem a visita são o Bali e o Terra Tupi.o que fazer em Aracaju

Ali também está a famosa estátua do caranguejo, parada obrigatória – e concorrida – para quem não dispensa uma foto clássica de viagem. E também os Arcos do Atalaia, cartão-postal e porta de entrada da cidade.

Praia do Saco

A cerca de 30 km de Aracaju, a Praia do Saco é conhecida por suas dunas, lagoas de água doce e passeios de buggy. A praia oferece paisagens deslumbrantes e diversas opções de lazer para toda a família.

Dali partem passeios de lancha e barco para outros destinos famosos da região, como o Mangue Seco e os bancos de areia que se formam a cerca de 500 metros da praia quando a maré está baixa.

Lagoa dos Tambaquis

A Lagoa dos Tambaquis, a aproximadamente 25 km de Aracaju, é um complexo de lazer com piscinas naturais, toboáguas, tirolesa e restaurantes. O lugar se destaca porque ali os visitantes podem nadar com os peixes e alimentá-los.

Praia do Refúgio

A Praia do Refúgio, a cerca de 35 km de Aracaju, é tranquila e preservada, com águas calmas e areia branca. É um lugar perfeito para quem busca uma faixa de areia extensa e repleta de estrutura de barracas que mais parecem beach clubs. Há até uma que conta com piscininhas individuais para as crianças!

Croa do Goré

A Croa do Goré é um banco de areia que se forma no meio do Rio Vaza-Barris, a cerca de 1 hora de barco da capital do Sergipe. O lugar é ideal para quem quer aproveitar um dia de sol, tomar banho de rio e apreciar a paisagem.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Mangue Secoo que fazer em Aracaju

Localizada na divisa entre Sergipe e Bahia, a cerca de 190 km de Aracaju, Mangue Seco é uma vila de pescadores com praias desertas, dunas e manguezais. O local ficou famoso por ser cenário da novela Tieta e é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Para conhecê-lo, vale a pena fazer um passeio de lancha a partir da Praia do Saco. O roteiro inclui ainda paradas nas ilhas da Sogra e do Sogro. E, de lá, fazer roteiro de buggy passando pelas dunas e mirantes até chegar na faixa de areia.

São Cristóvão

São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A cidade está a cerca de 25 km da capital e abriga diversos monumentos históricos, como a Praça São Francisco, o Convento de São Francisco e o Museu de Arte Sacra.

Valem a visita também a Casa dos Bricelets, uma espécie de biscoito que era produzido nos conventos; e o Atelier Nivaldo Oliveira, que tem peças em xilogravura – desde quadros até ímãs e posters. 

Laranjeiras

A cerca de 20 km de Aracaju, Laranjeiras é conhecida por seu conjunto arquitetônico colonial preservado. Ali você pode visitar diversas igrejas, casarões e museus, como a Igreja Matriz Sagrado Coração De Jesus, o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe e a Casa do Folclore Zé Candunga.

Museu da Gente Sergipana

Localizado no centro da cidade, o Museu da Gente Sergipana apresenta a cultura e a história do povo sergipano por meio de exposições interativas e multimídia. Existem exposições temporárias e outras permanentes que retratam o cotidiano da população local, seus costumes e vocabulários.

Em frente ao museu, vale visitar também o Largo da Gente Sergipana. O monumento, composto por oito estátuas gigantes saindo do mar, representa a identidade do povo local e suas manifestações culturais. Alguns dos exemplos são o Reisado, a Taieira e os Lambe Sujos. 

Pirambuo que fazer em Aracaju

A cerca de 60 km da capital está uma das praias mais bonitas do estado. Pirambu tem faixas de areia desertas, dunas, lagoas e a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar, dedicado à preservação das tartarugas marinhas. À beira da estrada, entre a praia e a cidade, vale a pena fazer uma parada para o almoço no restaurante Pirambeleza. Os pratos são para duas ou mais pessoas e os destaques ficam por conta dos peixes e frutos do mar!

Cânion do Xingóo que fazer em Aracaju

Um pouco mais longe, a 200 km de Aracaju, o Cânion do São Francisco, também conhecido como Cânion do Xingó, é um passeio imperdível em Sergipe. O lugar é acessível a partir de um passeio de catamarã saindo de Canindé de São Francisco. O barco passa pelos cânions oferecendo vistas espetaculares das formações rochosas e das águas esverdeadas. Ao final, você pode se refrescar nas águas do velho Chico e também fazer um passeio de canoa até a Gruta do Talhado, ficando na parte mais estreita das fendas.

O passeio de um dia só é cansativo, são muitas horas de estrada a partir de Aracaju. Então, para quem tem tempo, a dica é se hospedar em Piranhas ou Canindé de São Francisco por um ou dois dias e estender o passeio até a Rota do Cangaço.

Quem opta pelo passeio de catamarã costuma almoçar no retorno, no restaurante Karrancas. Os pratos são bem servidos e bastante saborosos!

Gostou? Compartilhe com seus amigos



Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment