Baleias no Litoral Norte de SP: saiba como observar as gigantes nadadoras e outros cetáceos

Last Updated: 23/05/2024Por

Você sabia que é possível fazer observação de baleias no Litoral Norte de SP? De junho a novembro, essa região ganha um novo atrativo com a chegada dos cetáceos em busca das águas quentinhas para reprodução. Com isso, as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que fazem parte do Circuito Litoral Norte, oferecem uma experiência enriquecedora em turismo sustentável, atraindo visitantes de diversos lugares.

baleias Litoral Norte SP

Foto por Rafael Souza

A região é conhecida por sua fauna marinha diversa e recebe, nesse período, quatro espécies de baleias e sete de golfinhos. As baleias jubarte são uma das espécies mais observadas, especialmente entre maio e agosto. Todo ano, o Instituto Baleia à Vista registra centenas delas de passagem pelo litoral paulista. E as imagens, inclusive, fazem sucesso nas redes sociais!

Para garantir uma observação responsável e sustentável, o Circuito Litoral Norte (circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias) apoia o desenvolvimento de infraestrutura adequada com píeres de embarque e agências qualificadas.

Além disso, há regras específicas para a prática:

  • Não aproximar das baleias com motor engrenado a menos de 100 metros;
  • Não reengrenar o motor antes de estar a uma distância segura de 50 metros;
  • Evitar interromper o curso dos cetáceos;
  • Proibir o mergulho ou natação não autorizada com as espécies.

Outros lugares para ver baleias no Brasil

Além do Litoral Norte de São Paulo, existem outros locais no Brasil que onde é possível fazer o avistamento de baleias:

Costa das Baleias, Bahia: Esta região do extremo Sul da Bahia, incluindo os municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas, é particularmente especializada no turismo de observação de baleias. O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, principal berçário das baleias-jubarte que visitam o litoral brasileiro, atrai 90% das baleias-jubarte da região, tornando-se um local privilegiado para o avistamento.

Vitória, Espírito Santo: Aproximadamente 20 mil baleias jubarte passam pela costa do Espírito Santo anualmente para se reproduzir e cuidar de seus filhotes. O turismo embarcado responsável tem regulação constante para garantir que as baleias não sejam perturbadas. Por isso, as saídas para avistamento são sempre pré-agendadas.

Rota da Baleia Franca, Santa Catarina: Abrangendo as cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna, a Rota da Baleia Franca é outro destino consagrado para o avistamento de cetáceos. Por lá, as baleias-franca são o grande atrativo. E, diferentemente de outros locais, o avistamento acontece exclusivamente da terra, já que o embarque é proibido.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Gostou? Compartilhe com seus amigos



Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment