O que fazer em Jundiaà (SP) em um dia – confira o Top 5
Jundiaà não está entre os destinos mais famosos do interior de São Paulo. Ainda assim, a cidade já é bastante famosa por sua Festa da Uva, e vem se revelando um destino recheado de atrações culturais e gastronômicas. Principalmente para quem faz um dos tradicionais passeios de trem que saem da Estação da Luz e busca o que fazer em Jundiaà em um roteiro bate e volta.
A cidade está a apenas 60 quilômetros da capital paulista e tem acesso rápido, tanto de trem, quanto de carro, pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Quem escolhe a opção ferroviária, além do trajeto normal da Linha 7 – Rubi, pode optar pelo Trem TurÃstico, que já é um atrativo por si só.
A seguir, indicamos cinco coisas para fazer em Jundiaà em um roteiro rápido. Quem chega à cidade de trem pode optar por carros de aplicativo para circular na cidade, ou mesmo de transporte público.
Descubra:
Conhecer curiosidades dos trens no Museu Ferroviário
Integrando o Espaço Expressa, um complexo que foi construÃdo no final do século 19, o Museu Ferroviário é parada obrigatória para os apaixonados por trens e passeios ferroviários.Â
O espaço faz um mergulho no passado, apresentando uma estação ferroviária simulada, incluindo um balcão de vendas de passagens e trilha sonora, reproduzindo a movimentação tÃpica dos saguões e plataformas.
No acervo do museu, o viajante ainda conhece ambientes chamados de estações temáticas que incluem documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à história da ferrovia. Assim como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, e até uma maquete em funcionamento.
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, 1760 — Espaço Expressa
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Passear no Jardim Botânico da cidade
O Jardim Botânico de Jundiaà tem uma área de 150 mil m², surgiu como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação.Â
Quem visita a cidade pode aproveitar para conhecer seus jardins temáticos, com destaque para o japonês, com uma pequena cascata, o africano, com plantas tÃpicas da região, e o italiano, com diversos canteiros e estátuas.
Há ainda uma ciclovia que interliga o Jardim Botânico de Jundiaà ao Parque da Cidade. Com 7 quilômetros de extensão, o percurso integra quatro tipos de pavimentação: paralelepÃpedos, asfalto, saibro e concreto usinado.
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanam, 6400/Av. Navarro de Andrade, 120 — Jardim Botânico
Fazer o roteiro do Circuito das Frutas
O turismo rural é bastante forte em JundiaÃ, pois a cidade faz parte do Circuito das Frutas. Isso significa que toda a região é conhecida por suas belas paisagens, com vastas áreas verdes, colinas e vinhedos pitorescos e propriedades produtoras de uva, morango, caqui, figo, entre outras.Â
Portanto, os turistas podem explorar as diversas propriedades rurais que oferecem atividades agrÃcolas, como a colheita de frutas frescas e a participação em processos de produção de vinho, por exemplo.
Além disso, há a oportunidade de saborear a culinária local, que inclui pratos tÃpicos feitos com ingredientes frescos e orgânicos. O turismo rural é uma boa pedida para quem busca o que fazer em JundiaÃ. Uma opção encantadora para aqueles que buscam uma experiência autêntica no campo, desfrutando da tranquilidade e da beleza natural dessa região do interior de São Paulo.
A cidade também realiza a Festa da Uva anualmente em janeiro, quando há colheita e até a tradicional pisa da fruta.
Confira as principais propriedades rurais que podem ser visitadas na cidade em: https://circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br/destinos/jundiai/Â
Descobrir as cervejarias e adegas locais
Cerveja é uma paixão nacional inegável. E os roteiros cervejeiros vêm se tornando cada vez mais populares entre os viajantes brasileiros. Para quem está fazendo um passeio de trem que leva até JundiaÃ, esse é um passeio bastante interessante. Afinal, você não estará dirigindo e pode degustar uma boa gelada!
Jundiaà está se consolidando no turismo cervejeiro e conta, inclusive, com a Rota da Cerveja, com 15 produtores locais. Esses lugares oferecem degustações, harmonizações gastronômicas, shows ao vivo, visitação às fábricas, cursos e palestras sobre o processo de fabricação da bebida, entre outras atividades.
Entre as cervejarias inclusas no roteiro estão: Giffa Imperial Cervejaria, Antony’s Beer Co e Cervejaria Brain Damage.
Visitar o Parque da Cidade
O parque tem uma área de 500 mil m² e está instalado à s margens da represa que abastece JundiaÃ. Ali, o visitante pode fazer um piquenique e caminhadas ecológicas, por exemplo.
Completam a estrutura: duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas.
Endereço: Rodovia João Cereser, km 66 – Pinheirinho
Gostou? Compartilhe com seus amigos