MASP inaugura novo edifício com ampliação de espaço e novas exposições
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu ao público, neste dia 28 de março, o novo Edifício Pietro Maria Bardi. O anexo está localizado ao lado da sede principal, conhecida como Lina Bo Bardi. Com 14 andares, ampliou a área total do museu de 10.485 m² para 21.863 m², incorporando novos espaços funcionais e expositivos.

Imagem de Divulgação/Leonardo Finotti
A nova estrutura inclui cinco galerias dedicadas a exposições, duas áreas multiuso, salas de aula, laboratório de conservação, espaço de acolhimento ao público, restaurante e café, além de depósitos e docas para transporte de obras de arte. A inauguração foi marcada pela abertura de cinco mostras simultâneas, todas baseadas no acervo do museu.
Exposições em destaque
- Renoir no Acervo do MASP: Reúne 12 pinturas e uma escultura do artista francês Pierre-Auguste Renoir.
- Histórias do MASP: Localizada no sexto andar, a exposição apresenta uma linha do tempo com 74 obras do acervo, acompanhadas de documentos, fotografias e publicações que contam a trajetória do museu.
- Geometrias: Mostra no décimo e quarto andares exibe mais de 50 obras com ênfase em composições abstratas, incluindo doações recentes.
- Artes da África: No terceiro andar, a exposição reúne mais de 40 peças do século XX, como estatuetas, máscaras e objetos rituais da África Ocidental.
- Videoinstalação de Isaac Julien: O segundo andar abriga uma obra inédita no Brasil, que explora o legado da arquiteta Lina Bo Bardi, com interpretações de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
Além das mostras, o MASP iniciou uma programação cultural no vão livre, incluindo a performance KA, de Anna Maria Maiolino, e futuras instalações interativas.
A expansão do museu consolida sua capacidade de abrigar um acervo diversificado e reforça sua posição como instituição cultural de referência. O projeto de restauro e revitalização contou com patrocínio de empresas como AkzoNobel, Citi Brasil e Instituto Levy & Salomão.
As exposições permanecem em cartaz até agosto, com entrada gratuita às terças-feiras.
Gostou? Compartilhe com seus amigos