10ª edição do Ilumina Festival de Música de câmara de 10 a 12/1 em São Paulo
Em janeiro, São Paulo se transforma em palco de celebração dos 10 anos do Ilumina Festival, um dos eventos mais respeitados no cenário da música de câmara internacional. Com o tema FUTUR_, esta edição promete ir além da música, explorando questões atuais como mudanças climáticas, inteligência artificial e o impacto da solidão, sempre com o olhar atento para a conectividade humana.
De 5 a 12 de janeiro, o público poderá vivenciar apresentações gratuitas em espaços icônicos da capital paulista, como a Sala São Paulo e a Casa das Caldeiras, além de atividades em cidades do interior, como o concerto no Teatro Municipal de Mococa.
Um coletivo de talentos globais
O festival reunirá 13 solistas renomados, incluindo nomes como Clarice Assad (Brasil), Gareth Lubbe (África do Sul) e Tai Murray (EUA), além de 28 jovens artistas de 13 países. Com idades entre 18 e 26 anos, esses músicos prometem um espetáculo inesquecível após uma intensa residência artística na Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa.
O compromisso com a formação dos jovens é uma marca do Ilumina. Em uma década, o projeto já beneficiou 186 músicos, proporcionando acesso a conservatórios e bolsas de estudo internacionais.
Destaques da programação
Em São Paulo:
- Casa das Caldeiras (10/1): Um evento multimídia que promete explorar as fronteiras entre música e arte visual.
- Sala São Paulo (11 e 12/1): Concertos com uma experiência acústica impecável, ideal para apreciar o melhor da música de câmara.
No interior:
- Teatro Municipal de Mococa (9/1): Um espetáculo especial para a comunidade local.
Além disso, o programa Ilumina U, que acontece no dia 11/1 em São Paulo, oferecerá oficinas interdisciplinares sobre tecnologia, finanças e saúde mental, ampliando o horizonte dos jovens músicos.
Ilumina como verbo: iluminar vidas e o futuro
Para Jennifer Stumm, fundadora e diretora artística do festival, o Ilumina é mais que um evento musical. É um espaço para repensar a arte como um espelho das grandes questões da vida. Essa abordagem transformadora já levou o Ilumina a palcos internacionais como o Festival de Lucerna, Het Concertgebouw e Kronberg Academy.
Em 2025, as comemorações do décimo aniversário continuarão com a Série Ilumina, que trará quatro concertos na Sala São Paulo ao longo do ano, conectando talentos globais e jovens promessas em residências artísticas únicas.
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Prepare-se para uma experiência que transcende a música e celebra a arte como força transformadora. Programe-se, participe e deixe-se iluminar!
Programação
Apresentações gratuitas da 10ª edição do Festival Ilumina – FUTUR_
5 de janeiro, às 17h – Caconde-SP
HORIZONTES
Sobre este concerto, Jennifer Stumm afirma, “No topo de uma montanha com vista para o horizonte da espetacular Serra da Mantiqueira, esse concerto une as comunidades de cafeicultores ao redor de Caconde em uma mistura de música popular e clássica brasileira e, por meio de palestras e degustação de cafés especiais, explora o poderoso trabalho de nossos parceiros do café FAF para construir um mundo mais sustentável e comunidades mais saudáveis. Esse concerto faz parte da iniciativa ECO, um compromisso do Ilumina de conversar com as comunidades agrícolas e democratizar o acesso à música de excelência”.
8 de janeiro, às 19h – Mococa
Teatro Municipal de Mococa – Praça Marechal Deodoro, 22
Ingressos gratuitos por meio da prefeitura de Mococa
EU: VOCÊ: NÓS
“Para a comunidade de Mococa, apresentaremos uma noite de música brasileira com o famoso pianista Cristian Budu. Em colaboração com o grande trio do lendário percussionista Edmundo Carneiro, o baixista de longa data do Ilumina, Pedro Gadelha, e o violoncelista em ascensão Bruno Lima, será uma jornada das raízes do choro até Baden Powell”, afirma Jennifer.
10 de janeiro, das 18h às 22h
Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000 (São Paulo-SP)
Ingressos gratuitos por meio de Sympla a partir de 5 de janeiro
FUTUROLOGIA
Comemoração dos 10 anos do Ilumina
“Para onde estamos indo? A arte colide com o mundo da inovação em uma noite de apresentação musical, projeção digital e conversas sobre o futuro com líderes de tecnologia exponencial, IA, sustentabilidade, transformação social e o mundo criativo. O futuro é um trem que se move rapidamente. Na noite de abertura do Ilumina Festival, em São Paulo, vamos reunir agentes de mudança e promover discussões sobre ideias visionárias para uma poderosa transformação social e colaboração criativa entre setores. Experimente uma apresentação solo individual de um músico de classe mundial em um túnel, veja uma demonstração de robótica e IA na música, ouça um painel de discussão sobre como a agricultura sustentável mudará o futuro e experimente o melhor café especial do mundo. Com os artistas visuais residentes do festival Coletivo Coletores mapeando e projetando digitalmente no espaço épico da Casa das Caldeiras, esta será uma noite diferente de todas as outras. Venha, inspire-se, tome um drinque e junte-se a nós na cervejaria para dançar e brindar os 10 anos do Ilumina!” (Jennifer Stumm)
Repertório*
Steve Reich Different Trains
Felix Mendelssohn Octet
Clarice Assad Synthetico
Caroline Shaw Entr’acte
Missy Mazzoli Vespers
Antonio Vivaldi Four Seasons: Verão
George Benjamin Viola, Viola
Julius Eastman The Holy Presence of Joan d’Arc*
*O solista violoncelista Seth Parker Woods, líder desta apresentação, foi indicado ao Prêmio Grammy 2025 pela gravação desta obra.
11 de janeiro, às 20h
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos gratuitos, por meio de Sala São Paulo, disponíveis a partir de 5 de janeiro
NOITE TRANSFIGURADA
“Epidemia de solidão. Em um momento em que o mundo está mais conectado do que nunca na história, por que nos sentimos cada vez mais distantes? Neste sábado, exploraremos o futuro da conexão humana, terminando com a incrível peça Noite Transfigurada, baseada em um poema sobre as complexidades do amor entre as pessoas e de como a compaixão pode transfigurar tudo. A “Noite Transfigurada” incluirá vídeomapping do Coletivo Coletores.
Repertório*
Thomas Ades Darknesse Visible for piano solo
Osvaldo Golijov The Dreams and Prayers of Isaac the Blind: K vakarat
Niel Gow for the Death of his Second Wife para violino solo
Nina Simone Wild is the Wind
George Crumb Makrokosmos: Dream Music
Schubert Notturno for Piano Trio in E Flat Major
Schoenberg Noite Transfigurada
12 de janeiro, às 16h
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria a partir de 5 de janeiro
R/EVOLUÇÕES
“No encerramento do 10º festival, analisamos a conexão do universo, como tudo o que somos contém tudo o que veio antes. Nas vozes de nossos ancestrais, suas lendas e sabedoria. Em nosso impacto sobre a Terra e na visão de um futuro em que as cidades estão submersas nos restos de gelo derretido. Por meio da música baseada na repetição, como a inovação extraordinária pode nascer da simplicidade. Um novo trabalho da compositora em residência Clarice Assad tece o poder da IA e da robótica na narrativa de instrumentos analógicos; e o concerto completa o círculo com o mesmo trabalho que encerrou o primeiro Festival Ilumina em 2015, o sexteto em sol maior de Brahms. A roda do futuro continua girando e, com ela, nós evoluímos”.
Pachelbel Cânone em Ré
Purcell Curtain Music from Timon of Athens
Vaughan Williams The Lark Ascending
Saariaho Cloud Music
Clarice Leite Lendas, e nada mais
Widmann Once Upon a Time: The Ice Cave
Schulhoff In Futurum
Debussy Sunken Cathedral
Clarice Assad Estreia da nova obra
Brahms Sexteto em sol maior, opus 36: Allegro non troppo
Chico Buarque Roda Viva
Serviço
10º ILUMINA FESTIVAL 2025
Onde: Mococa, Caconde e São Paulo
Datas: 2 a 12 de janeiro de 2025
Concertos e espetáculos:
5/1 – 16h: Concerto na Montanha de Caconde
8/1 – 19h: Concerto no Teatro Municipal de Mococa e Concerto para trabalhadores rurais na Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF)
10/1 – 18h30: Concerto e evento sobre tecnologia na Casa das Caldeiras – celebração de 10 anos
11/1- 20h e 12/1 – 16h: Concertos na Sala São Paulo
Gostou? Compartilhe com seus amigos