Festival Feminino em SP celebra protagonismo das mulheres na música instrumental
O Festival Feminino Instrumental, em sua quarta edição, ocorrerá em São Paulo nos dias 25 e 26 de maio. A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira, na Casa de Francisca, incluindo a presença da mixologista LetÃcia Marques e da DJ JanaÃna, seguidas pela gravação ao vivo de um episódio do programa Peixe Voador e performances de Filipe Catto e Assucena.
A programação principal, também gratuita, acontece na Vila Itororó neste fim de semana. Esta parte do festival inclui apresentações de destacadas instrumentistas, DJs, intervenções poéticas e performances, além de artes visuais e uma feira criativa em colaboração com a Feira das Deusas. Entre as atrações estão: roda de choro das Filhas da Noite, shows das Mulheres de Ilú e Alessandra Leão, e o Projeto Verê de Flaira Ferro.
Este festival, que tem patrocÃnio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, busca promover o protagonismo feminino na música instrumental. Além de incluir a gastronomia como parte de sua oferta, com um guia de estabelecimentos liderados por mulheres nas cidades onde o evento ocorre.
Além de São Paulo, o Festival Feminino de 2024 expandiu para outras capitais brasileiras, incluindo São LuÃs, Belém e Vitória. Agora, a capital paulista será sua última parada. Esta edição especial busca também avançar nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, oferecendo uma plataforma para a representação feminina em um campo ainda dominado por homens.
A cada edição do Feminino, é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o ‘Corpo Liberto’, assinado pela artista Assucena. A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princÃpios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres.
Serviço
Festival Feminino
Quando: 25 e 26 de maio
Horário: a partir das 12h
Local: Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista
Ingressos: entrada gratuita e livre
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Informações: @festival.feminino
Gostou? Compartilhe com seus amigos