Parrilinha do Ipiranga: O melhor Parmegiana de São Paulo
Algum tempo atrás vi um vídeo no Youtube que falava sobre o melhor parmegiana de São Paulo, achei interessante, mas acabei esquecendo de anotar o lugar.
Corta para minha cara de felicidade, ao ver queijo derretido com molho sendo colocado por cima de um bife a milanesa gigante, veio um estalo e lembrei do vídeo. Lá estava eu no mesmo restaurante, o Parrilinha do Ipiranga.
Era um domingo de preguiça quando decidimos sair para comer, precisávamos ir ao Ipiranga e decidi olhar a lista de melhores restaurantes no Ipiranga e achei o Parrilinha uma opção bem interessante.
Porém domingo, e o estabelecimento que é pequeno, a capacidade parece ser em torno de 30-40 lugares, estava bem cheio com fila na porta. A fila estava meio desorganizada, o que é um pouco frustrante, porém os garçons trataram de botar ordem.
Nosso tempo de espera foi em torno de 45 minutos, no domingo às 14h30, então se você não gosta de esperar é melhor ir em horários alternativos ou durante a semana.
Ambiente
As mesas são divididas no pequeno salão que fica ao lado da cozinha que é aberta, bom para sentir o cheiro da carne, e do lado de fora na calçada. Mesas e cadeiras são do estilo rústico mas bem confortável. E em tempos de restaurantes temáticos e instagramáveis, esse aqui é um lugar onde o destaque fica por conta da comida mesmo, e mais do que o suficiente.
Cardápio
O restaurante, seguindo o estilo da parrilla argentina, oferece diversos tipos de carnes e pratos tradicionais dessa culinária. Alguns exemplos são choripan e provoleta de entrada, e bifes de chorizo e ancho. As carnes vêm acompanhadas de farofa crocante e vinagrete portenho.
Há inclusive uma opção surf & turf que mistura bife flat iron com camarões cremosos. E existem diversos acompanhamentos como arroz Parrilinha (com bacon, cenoura e cebolinha), purê normal e trufado, salada e por aí vai, e são pagos separadamente.
Além da parmegiana, há outras opções de bife a milanesa:
Fique por dentro de mais dicas como essa:
- Milanesa com camarão cremoso e queijo, com cebola
- Fugazzeta com cebolas gratinadas e queijo
- Milanesa Quatro queijos
A melhor parmegiana de São Paulo?
Porém, nossa missão ao ver os pratos sendo servidos era experimentar aquela parmegiana que vi no vídeo meses atrás. E no tempo esperando na fila observei que 90% das pessoas estavam pedindo a parmegiana ou o bife à milanesa.
O prato Surf & Turf até me chamou a atenção, mas pedimos a parmegiana para duas pessoas, o preço é elevado, 170 reais, enquanto a individual sai por 85. A apresentação é de deixar água na boca, a parmegiana é trazida em uma travessa, e depois, o molho com queijo é despejado por cima. Acompanha arroz branco e fritas.
E ao morder essa delícia já dá pra perceber o porquê do preço elevado, a carne é de extrema qualidade, bem diferente dos PFs em que comemos parmegianas ocasionalmente. É definitivamente um bife premium.
O molho e o queijo, por sua vez, não ficam atrás, o molho é bem gostoso, pra mim só perde para o molho de tomate da Hospedaria. Outra coisa que me chamou atenção é a milanesa, ela parece ser temperada, é bem crocante e gostosa. E para mim, realmente foi a melhor parmegiana que já comi em São Paulo.
A porção é generosa, comemos em dois, enchemos a barriga e pegamos da carne ⅓ pra levar. Dos acompanhamentos sobrou apenas um pouco.
Bebidas e sobremesas
Além de itens comuns, o cardápio conta com drinks como Negroni e diversos coquetéis a base de gin, vinhos e cervejas importadas. Como era domingo, resolvi beber uma cerveja Quilmes pra entrar no clima de gastronomia argentina.
Há também opções de garrafas de vinhos tintos. A sobremesa da casa é um flan argentino com doce de leite e espuma de baunilha.
Então se você quer comer um bife a parmegiana de altíssima qualidade, o Parrilinha do Ipiranga é o lugar certo. Realmente o preço é bem acima do esperado para este prato, mas a parmegiana é levada a qualidade extrema com bife, molho, queijo, tudo, muito bem feito.
Gostou? Compartilhe com seus amigos