8 lugares para viajar no inverno em São Paulo
Prepare-se para explorar as maravilhas do inverno em São Paulo, onde a diversidade de paisagens e experiências torna cada viagem única e memorável! Afinal, o que não faltam são opções de lugares para viajar no inverno em São Paulo. Desde os mais famosos, como Campos do Jordão e São Roque, até alguns menos explorados, como São Francisco Xavier e Monteiro Lobato.
Esses lugares se transformam em verdadeiros refúgios acolhedores para casais e famÃlias que buscam um roteiro de carro pelo interior paulista, curtindo arquitetura em estilo alpino – na maioria das vezes – e sempre o clima ameno que convida a explorar trilhas, cachoeiras e admirar paisagens montanhosas. Ou simplesmente ficar comendo um bom fondue na beira da lareira.
Se você ainda não escolheu seu roteiro de viagem dessa estação, confira a seguir oito destinos para passeios bate volta em SP ou mesmo de um final de semana prolongado:
São Francisco Xavier
São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos, localizado na região da Serra da Mantiqueira. O destino é encantador para os amantes do turismo de inverno. Com sua atmosfera tranquila e paisagens deslumbrantes, a pequena vila oferece uma experiência única e envolvente.Â
Seus principais atrativos incluem uma natureza exuberante, com vastas áreas de mata atlântica preservada, trilhas desafiadoras e cachoeiras pitorescas. Além disso, São Francisco Xavier possui uma rica gastronomia, com diversos restaurantes acolhedores que servem pratos tÃpicos da região, como fondues e caldos.
Os visitantes ainda podem curtir momentos relaxantes em pousadas aconchegantes, com lareiras e vistas panorâmicas para as montanhas. E, para os mais aventureiros, há opções de atividades como trekking, mountain bike e escalada, explorando as belezas naturais da região.Â
Monteiro Lobato
Conhecido como o “Berço do SÃtio do Picapau Amarelo”, Monteiro Lobato oferece uma experiência única e nostálgica na Serra da Mantiqueira. Seus principais diferenciais incluem uma atmosfera acolhedora e bucólica, com ruas tranquilas e casinhas coloridas que remetem à s histórias do famoso escritor.Â
Fique por dentro de mais dicas como essa:
A cidade também se destaca pela sua natureza exuberante, com trilhas deslumbrantes que levam a cachoeiras cristalinas e mirantes panorâmicos. Os visitantes podem explorar o Parque Estadual da Serra do Mar, que abriga uma biodiversidade única, com uma rica flora e fauna.Â
Durante o inverno, a cidade ganha um clima aconchegante e friozinho, proporcionando momentos perfeitos para desfrutar de uma xÃcara de chocolate quente ao lado da lareira.Â
Campos do Jordão
Campos do Jordão é o sinônimo de inverno no estado de São Paulo. Conhecida como a SuÃça brasileira, a cidade é uma estância climática que chama a atenção dos visitantes com seu clima frio, arquitetura europeia e belas paisagens montanhosas.
Os atrativos do destino incluem o Parque Amantikir, com seus belos jardins e mirantes, o Teleférico, que proporciona vistas deslumbrantes da região, o Horto Florestal, uma área de preservação com trilhas para caminhadas e cachoeiras e o Parque da Cerveja, um complexo que reúne cervejaria artesanal, alta gastronomia e até um mirante com vista para a serra.Â
E por falar em gastronomia, a cidade se destaca pelos fondues e racletes, que são acompanhados de um bom vinho para esquentar a noite. A região do Capivari ainda é indicada para aproveitar a agitada vida noturna com bares e casas noturnas animadas.Â
No inverno, Campos do Jordão ainda realiza um tradicional festival de inverno, que está em sua 53ª edição. Fique por dentro da programação aqui!
São Bento do SapucaÃ
São Bento do SapucaÃ, assim como todas as cidades da Serra da Mantiqueira, é conhecida por sua beleza natural, clima frio e paisagens deslumbrantes.
O clima durante o inverno é caracterizado por temperaturas mais baixas, podendo alcançar valores próximos ou abaixo de zero, especialmente durante a noite. Ou seja, esse frio torna a cidade um destino ideal para quem deseja desfrutar de momentos aconchegantes ao lado de lareiras, em pousadas e chalés tÃpicos da região.
O lugar oferece belas paisagens montanhosas e trilhas naturais que se tornam ainda mais encantadoras durante a temporada de inverno. É possÃvel realizar caminhadas, trekking e outras atividades ao ar livre, apreciando a exuberante natureza e avistando cachoeiras e mirantes deslumbrantes.
São Bento do Sapucaà também é conhecida por ser um destino de ecoturismo e aventura. E nesta temporada, as atividades como escalada e rapel são bastante populares, atraindo amantes de esportes de aventura para a região.
Cunha
Cunha está situado entre montanhas, colinas e parques ecológicos, portanto, também ganha um charme especial durante o inverno. Além disso, a estação na cidade é marcada por um friozinho delicioso tÃpico de regiões serranas – com temperaturas que ficam entre -3°C e 15°C – e por eventos que só acontecem nessa época.
Um dos destaques fica por conta do Festival de Inverno Acordes na Serra, que contará com shows musicais entre 30 de junho e 23 de julho. Confira todas as informações aqui!
A cidade também abriga diversos atrativos naturais que chamam a atenção, como o Lavandário e o Contemplário, a Pedra da Macela e as cachoeiras do Pimenta e do Desterro. Assim como os diversos ateliers de cerâmica que apresentam o processo de produção de itens decorativos, pratos e recipientes.
A gastronomia da cidade merece um capÃtulo à parte e todos os detalhes você confere aqui!
Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal é uma charmosa cidade conhecida por sua beleza natural, clima agradável e paisagens deslumbrantes. Durante a temporada de inverno, a cidade atrai muitos turistas em busca do clima mais frio e aconchegante da Serra da Mantiqueira.
Além do clima frio, outra atração muito procurada na cidade durante o inverno é a possibilidade de avistar geadas e até mesmo a ocorrência de neve em anos mais raros. A paisagem branca e gelada que se forma nas áreas mais altas da cidade é um espetáculo encantador para os visitantes.
Outra atividade popular por lá é saborear deliciosos pratos tÃpicos da gastronomia da região. Os restaurantes e bistrôs da cidade oferecem diversas opções de fondues, sopas, chocolates quentes e outras iguarias que são ideais para se aquecer.
Além disso, Santo Antônio do Pinhal conta com belas trilhas e caminhadas em meio à natureza exuberante. E, durante o inverno, elas ganham um charme especial com a vegetação mais verde e a presença de cachoeiras e riachos que completam o cenário.
Em julho, a cidade realiza o I Festival de Música Erudita. Os espetáculos iniciaram no último dia 30 e seguem até 30 de julho com mais de 20 apresentações, além de concurso para consagrar os músicos que se destacarem. Veja a programação completa no site do evento: invernonamontanha.com.br.Â
São Roque
Vinho e inverno são uma combinação perfeita. Portanto, São Roque não pode ficar de fora entre os lugares para viajar no inverno em São Paulo. Situado a 60 quilômetros da capital paulista, o destino conta com vinÃcolas que realizam roteiros de enoturismo.Â
Entre as propriedades mais badaladas estão: a VinÃcola Góes, que oferece atividades como passeio de bike pelos vinhedos, degustação e piquenique, por exemplo; e a Alma Galiza.
São Roque ainda tem belas paisagens e clima aconchegante que formam cenários perfeitos para as famÃlias que buscam ter um final de semana diferente neste inverno.Â
E, para viver uma aventura congelante, há também a opção de um bar de gelo. Isso porque a Estilla Destilaria conta com o único Ice Bar da região que fica localizado no km quatro da estrada do vinho. Lá é possÃvel apreciar um bom drink a -16Cº.
Serra Negra
Rodeada de montanhas, em uma região de 927 metros de altitude com picos de até 1.300 metros, Serra Negra possui clima ameno e uma atração bastante interessante para o perÃodo: o turismo de compras de malhas.
Os pontos de destaque incluem fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas, e roteiros rurais, além do Teleférico, Alto da Serra e Cristo Redentor, entre outros.
E, recentemente, Serra Negra inaugurou um novo atrativo turÃstico: a réplica da Fontana di Trevi. Com o objetivo de homenagear o monumento de Roma, na Itália, a cidade criou uma versão que ocupa uma área de 370 m² e tem 11 metros de altura, a partir do espelho d’água.
Além disso, durante a temporada a cidade realiza o Festival de Inverno Serra Negra In Concert. O evento, que começou dia 7 de junho e acontece até 30 de julho, tem apresentações, shows e atividades em diversos locais, para públicos de todas as faixas etárias. Saiba mais aqui!
Bônus: Monte Verde (MG)
Sim, nós sabemos que o distrito de Camanducaia não fica em São Paulo. Mas Monte Verde é um dos destinos mais procurados pelos paulistas nessa temporada fria. Logo, não poderia ficar de fora dessa lista.
Até porque, o destino está no extremo sul de Minas Gerais, a menos de 200 quilômetros da capital paulista. Ou seja, dá para falar que é quase o 646º municÃpio paulista – com todo o charme e sotaque mineiro, uai.
Monte Verde é quase tão famosa quanto Campos do Jordão quando o assunto é destino de inverno. Principalmente para casais. Mas a vila abriga atrativos para todas as idades, inclusive atividades radicais, como passeio de quadriciclo, tirolesa e arco e flecha.
Além disso, uma dica é visitar a Avenida Monte Verde para comer um fondue e curtir atrativos congelantes como o Ice Bar, uma experiência a -15Cº, e o Shopping Celeiro, para comprar produtos regionais. As opções de hospedagem também vão desde pousadinhas de charme até hotéis com estrutura para famÃlias com crianças.
Por fim, que tal conhecer mais festivais de inverno que estão rolando pelo interior de São Paulo? Veja uma lista com 13 Festivais de Inverno pelo Estado de São Paulo em 2023!
E quando chegar o verão não esqueça de conferir nossas lista de 12 parques aquáticos em São Paulo.
Gostou? Compartilhe com seus amigos